Segundo debate entre candidatos e candidata à reitoria da UNEB

 

Carla Liane e Joabson Figueiredo, Valdélio Silva e Márcia Guena, José Bites de Carvalho e Marcelo Ávila discutiram propostas para a próxima gestão da Universidade Estadual da Bahia. O segundo dos seis debates previstos no calendário oficial organizado pela Comissão Eleitoral foi realizado na terça-feira (29.08)  às 19h no Campus do município de Ipiaú. Para aqueles que não puderam participar presencialmente da discussão houve a possibilidade de acompanhar a transmissão ao vivo pela internet. Cerca de 180 pessoas acompanharam o debate em um auditório improvisado no Campus XXI de Ipiaú, que comemora 15 anos em atividade.

 

Os candidatos tiveram mais uma vez a oportunidade de apresenta e debater propostas para a gestão do quadriênio 2018 a 2021. Fizeram perguntas entre si e responderam a questionamentos da plenária. Estudantes, professores e técnicos administrativos que acompanharam o debate através de videoconferência também puderam enviar suas perguntas. A descentralização das ações e a autonomia da universidade estavam entre os assuntos abordados. A estudante Maria Novaes, do curso de Letras, foi uma das sorteadas para fazer uma pergunta e ela aproveitou para questionar em nome dos discentes sobre propostas para a solução do problema da falta de espaço físico no Campus de Ipiaú. Para atender a demanda cobrou uma solução a curto prazo para a transferência de endereço da universidade, já anunciada pela atual gestão. Por sorteio coube à candidata a reitora Carla Liane ser a primeira a responder: “Até onde nos foi permitido saber há uma negociação para ampliação do espaço físico dos cursos, para que eles sejam melhor acomodados. Mas, eu vendo você falar fico preocupada como essas negociações são feitas sem a participação e a escuta da comunidade. Porque essa decisão precisaria ser partilhada com você, Maria. Você precisaria também opinar acerca dos espaços. Isso é fundamental numa gestão democrática, numa gestão participativa. Então eu vejo que cada vez mais a gente precisa fortalecer esses espaços e encarar com maior seriedade a avaliação que tem os nossos cursos. Vocês já pararam para observar a avaliação desses cursos que tem aqui, de Letras, de Administração? As notas que esses cursos estão tendo? Então eu acho que essa é a reflexão, para que a gente possa batalhar por infraestrutura, por laboratórios, por aprimoramentos pedagógicos. Sei da proposta que está em curso, mas defendo que ela seja amplamente discutida com a comunidade universitária local, para que ela possa se posicionar e não somente acatar uma decisão mais centralizada”.

 

Coube à professora Márcia Guena, candidata a vice-reitora na chapa liderada pelo professor Valdélio Silva responder à aluna: “Essa é uma equação difícil. A Uneb continua tendo muita dificuldade em implantar cursos novos em lugares que não tenham uma sede, sem que você tenha condições de comprar equipamentos, sem que tenha condições de contratar professores e técnicos. É óbvio que as regiões têm suas demandas, precisam de novos cursos. Mas, o que a gente prioriza então? Ipiaú precisa de uma sede própria. Se nós invertermos a lógica da Uneb vamos continuar nadando contra a maré. Ter uma universidade multi campi em várias cidades, mas com precariedade em suas instalações. Essa é uma questão que é de enfrentamento da universidade com o governo do estado. Nós precisamos equipar os cursos, garantir que os estudantes tenham condições de ir para a universidade. A Uneb não pode continuar crescendo dessa maneira, deixando a assistência , o conforto, em detrimento de uma expansão desorganizada”, concluiu.

Já o professor Bites, atual reitor e candidato à reeleição admite que é necessário ter mais espaço para os cursos de Ipiaú: “Efetivamente precisamos qualificar o departamento e você tem razão, é seu papel reclamar, sim. Mas, a exemplo de outros projetos na universidade, esse projeto esta sendo discutido aqui em Ipiaú, Precisamos incluir isso entre as prioridades da universidade. Estamos dando todo o encaminhamento para que a gente consolide a sede própria do Campus de Ipiaú”. No quarto e último bloco, os candidatos tiveram dez minutos cada para fazer suas considerações finais e falar sobre as respectivas propostas de trabalho. O próximo debate está marcado para dia 5 de setembro às 14h00 no Campus do município de Jacobina.

 A eleição ocorrerá no dia 03 de outubro e podem votar docentes, técnicos e discentes da instituição.

https://chapadanoticias.com.br/cidades/itaberaba-recebe-primeiro-debate-dos-candidatos-e-candidata-a-reitoria-da-uneb/

debateipiau

 

 

COMENTÁRIOS

Brava Comunicação Inteligente
Endereço: Avenida Oceânica, nº 551, Edifício Barra Center, sala 215, Barra. Salvador, Bahia, Brasil. CEP 40140-130
Contato: + 55 71 3179-3939 / 9932-3939
E-mail: contato@bravainteligente.com.br