Primeiro debate entre candidatos à reitoria da UNEB

Carla Liane, Valdélio Silva e José Bites participaram do primeiro debate entre os candidatos à reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na noite de 23 de agosto, no Campus XIII, localizado em Itaberaba. As três chapas expuseram os planos para a instituição no período de 2018 a 2021 e  as propostas que vêm construindo com a comunidade acadêmica através do diálogo participativo.

Mais de duzentas pessoas estiveram presentes, entre professores, técnicos administrativos, estudantes e comunidade local além dos ouvintes à distância que puderam assistir o debate através de videoconferência e enviar perguntas. Depois das apresentações dos candidatos e dos seus vices foram expostas propostas de cada chapa e em seguida eles puderam fazer perguntas entre si e também responderam aos questionamentos do público, formado em sua maioria por estudantes e servidores.

Entre os temas debatidos estiveram à autonomia da UNEB, as condições atuais dos departamentos no interior e a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, na capital e no interior. “Esta não é qualquer Universidade. É a maior e principal Universidade do estado da Bahia. Aquela que teve a coragem de levar para o interior os cursos de formação de professores. Aquela que desenvolve pesquisa e extensão. É por isso que temos compromisso com os pilares da Universidade e temos compromisso também com a qualificação da gestão universitária”, afirmou Carla Liane, candidata à reitoria. Para ela a gestão universitária precisa representar a coletividade da nossa Universidade e não apenas poucas minorias e necessita  que a Universidade precisa ser colocada a serviço do povo. “Precisamos colocar a UNEB pra dialogar com os bairros, com os diferentes territórios de identidade. Temos que defender que as Universidades sejam sem muros, elas estejam a serviço da nossa sociedade.” A chapa que a candidata lidera “A Uneb com a nossa cara”  desenvolveu uma plataforma colaborativa o que permitiu a inovação digital á campanha, a qual discentes, docentes e técnicos podem sugerir ações e propostas para integrar o seu Projeto Participativo.  Durante sua fala o atual reitor e candidato a reeleição, José Bites, fez questão de ressaltar: “Mesmo na crise a UNEB está fortalecida. Não é fácil. Mas, temos dado o melhor de nós. Pois sabemos o quanto essas soluções são importantes na construção da UNEB. Permanentemente trabalhamos pela garantia de todos os direitos conquistados junto ao governo do estado na sensibilização da natureza do trabalho realizado por nossos técnicos e analistas universitários, como profissionais da educação, da pesquisa e da extensão e da gestão universitária. Conquistas da aprovação do plano de carreira que reconheça essas dimensões e valorizem essa participação profissional”. O reitor afirmou que além disso está trabalhando para que progressões, promoções e alterações de carga horária nesse regime de trabalho sejam respeitados pelos fluxos institucionais, garantindo a autonomia da Universidade. “O governo do estado precisa respeitar os seus próprios decretos que determinam a excepcionalidade da educação conforme tem sido apontado pelos fóruns e reitores das estaduais durante todo esse período”, sinalizou.

Já o candidato Valdélio Silva destacou sua militância em importantes momentos da vida política nacional e garantiu: “Minha trajetória está fundada na defesa da Universidade pública, na defesa de causas que são fundamentais para as características da nossa Universidade. Hoje, um dos pontos de princípio do nosso programa é a defesa da autonomia da Universidade. Não como discurso, mas como necessidade da gente defender essa instituição dos frequentes ataques que ela sofre. Nós não queremos transformar a Universidade naquilo que ocorre hoje na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que é a Universidade em processo de dissolução”.

Para ele a autonomia é elemento fundamental para a  Universidade do Estado da Bahia porque hoje  não existe como instituição livre. “Nós somos submetidos à uma ingerência desmedida tanto das SAEB (Secretaria da Administração do Estado da Bahia) como da Fazenda (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia). Somos reféns de permanentes autorizações pra que a gente execute, inclusive, o nosso orçamento”, denunciou Valdélio.

 

A eleição ocorrerá no dia 03 de outubro e podem votar docentes, técnicos e discentes da instituição.

Próximos debates:

Campus IV (Jacobina)
DATA: 05 de setembro de 2017
HORÁRIO INICIAL: 14h
HORÁRIO FINAL: 17h

Campus III (Juazeiro)
DATA: 13 de setembro de 2017
HORÁRIO INICIAL: 16h
HORÁRIO FINAL: 19h

Campus XX (Brumado)
DATA: 19 de setembro de 2017
HORÁRIO INICIAL: 18h
HORÁRIO FINAL: 21h

Campus I (Teatro UNEB)
DATA: 26 de setembro de 2017
HORÁRIO INICIAL: 17h
HORÁRIO FINAL: 20h

COMENTÁRIOS

Brava Comunicação Inteligente
Endereço: Avenida Oceânica, nº 551, Edifício Barra Center, sala 215, Barra. Salvador, Bahia, Brasil. CEP 40140-130
Contato: + 55 71 3179-3939 / 9932-3939
E-mail: contato@bravainteligente.com.br