Casa Maria Felipa é reaberta no Dia Internacional da Mulher

reuniao do grupo da 3 idadeNo Dia Internacional da Mulher ,o mundo parabeniza as mulheres mas para muitas não basta somente as felicitações é um momento de reflexão sobre o seu  papel na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Para comemorar e alertar a sociedade da batalha por direitos iguais das mulheres negras a Associação de Intercambio para educação, cultura e cidadania (AIECC) reabre as portas da Casa Maria Felipa e reiniciou suas atividades. Foi realizada a roda de diálogos sobre estética negra, a valorização da identidade afro-brasileira e oficinas de maquiagem e turbantes.

A AICC é uma ong que vem empreendendo esforços pelo reconhecimento da importância da heroína Maria Felipa no fortalecimento da identidade negra e sua resistência, assim como, a devida representatividade e participação das negras e negros na luta pela Independência do Brasil, na Bahia. Tem como projeto principal “Heroína Brasileira: Maria Felipa” no desfile cívico de Dois de Julho e luta pelo resgate, preservação, valorização e visibilidade da presença e a participação do povo negro no processo de luta dos brasileiros pela Independência do país, ressaltando e disseminando suas contribuições que ficaram ocultas durante séculos. Pretende-se com este projeto desenvolver oficinas artísticas e outras ações comunitárias evidenciando a cultura afro brasileira que culmina com a celebração comunitária realizada no dia 31 de julho em comemoração ao dia da Mulher Africana. O projeto visa também a manutenção da Maria Felipa, Heroína negra da Independência da Bahia e no Cortejo Oficial de Dois de Julho que este ano de 2018 fará a sua 13ª participação.

As pesquisadoras (profissionais de várias áreas das Ciências) da Casa de Maria contribui para afirmar e resgatar uma memória cultural que busca conservar os traços de uma sociedade influenciada pela ancestralidade afro seja nos hábitos cotidianos, na culinária, nas danças, nas manifestações religiosas entre outras.O respeito à ancestralidade em prol da afirmação do povo negro tem sido prática constante da associação AIECC.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

Brava Comunicação Inteligente
Endereço: Avenida Oceânica, nº 551, Edifício Barra Center, sala 215, Barra. Salvador, Bahia, Brasil. CEP 40140-130
Contato: + 55 71 3179-3939 / 9932-3939
E-mail: contato@bravainteligente.com.br