A comunicação como vantagem competitiva

20.01.17 Artigo por Emanuele Pereira

O setor de Rh deve agir estrategicamente para reter talentos e conquistar o cliente interno. O profissional completo é aquele que atrai parcerias, agrega valor e se comunica de maneira adequada

 

A sociedade vive mudanças significativas no ambiente mercadológico acirrando cada vez mais as disputas por clientes potenciais e fatias no mercado. Os profissionais dentro desta nova perspectiva devem desenvolver habilidades e competências que vão além da execução técnica de suas atividades. O setor de RH é o grande responsável em selecionar esses colaboradores com perfis diferenciados que irão agregar valor nesta corrida que tem como objetivo a conquista do consumidor. Mas você sabe quais os papéis deste retentor de talentos?

O mundo corporativo vem se adaptando. A nova gestão deve ter o conhecimento como mola propulsora das suas ações e que necessita ser utilizado estrategicamente. O profissional de Rh deixou de ter somente a visão burocrática contábil, e agora passa ter como atribuição primordial o saber gerir pessoas aliado ao conhecimento sobre o mundo dos negócios. Este líder de pessoas deve transformar o capital humano em um diferencial competitivo e é necessário estar sempre estar atualizado e atento as mudanças do mercado. O gestor de recursos humanos é responsável por transformar o capital humano da organização em verdadeiro diferencial competitivo, gerando e gerenciando competência. Para isto, para que este líder de pessoas atinja seus objetivos empresariais precisa estar sempre atualizado em relação às tendências e práticas dos subsistemas da área de gestão de pessoas e sobre o mundo empresarial.

O profissional desta área deve ter visão de negócios e ser um bom comunicador. Este gestor necessita desenvolver habilidades de comunicação interpessoal, pois lida o tempo todo com pessoas, assim como, estimula a execução das ações para atingir metas. Precisa saber além das atividades burocráticas, entender as necessidades do cliente interno e buscar soluções para gerar vantagens competitivas para a organização. Tudo isto dependerá de uma comunicação adequada, efetiva e eficiente com seus públicos e um sólido relacionamento com os mesmos favorecendo a assertividade em sua rotina. Para gerir talentos adequadamente é preciso saber gerir os conhecimentos na organização com a utilização apropriada das informações. Contudo para mapear, organizar, analisar e compartilhar o conhecimento internamente, deve  ser estabelecido um modelo de comunicação empresarial para que o mesmo seja utilizado como recurso, promovendo melhorias nas relações, processos e resultados para a empresa.

Perfil Emanuele Pereira: Docente, assessora de imprensa e jornalista. Atua em duas instituições do Ensino Superior, sendo uma pública e outra privada e ministra nos cursos de Gestão de Rh, Gestão Comercial, Gestão da T.I e Jornalismo. Sócia-diretora da Brava Comunicação Inteligente.

emanuele brava

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